domingo, 11 de maio de 2014

Hoje é um daqueles dias especiais do ano. O dia em que se comemora o “Dia das Mães”. Todos os dias são dias das mães, porém hoje é “o dia”. É dia de fazer um almoço especial ou levá-la a um restaurante para almoçar. É dia de muitos abraços, visitas de toda a família e dia de dar-lhe presentes. E para aqueles cujas mães já partiram para um lugar especial, dia de homenageá-las fazendo algo que, se elas estivessem conosco, sentiriam-se orgulhosas e com a sensação do dever cumprido.

Será que hoje e nos próximos dias do ano, para nós que temos o privilégio de ter nossa mãe por perto, devemos dar-lhe somente presentes materiais, do tipo roupas, calçados, eletrodomésticos, viagens, perfumes e por aí segue? Ou devemos dar-lhe o maior e mais definitivo presente, aquele capaz de dar-lhe maior prazer e sentimento do dever cumprido? Qual seja, o amor, o respeito, o tratamento respeitoso e o reconhecimento de que tudo que uma mãe faz por um filho, tem custo – e muito custo para a mãe – porém, para os filhos, não tem preço.

As mães contemporâneas, com a incorporação da tarefa de também gerar renda para o sustento da família, tem até seis funções para as quais não tem substituta. E isso, nós filhos e companheiros, hoje e todos os dias do ano, precisamos lembrar. São elas:

1º - Função de mãe. Na casa, poderá haver uma babá para cada filho, porém nenhuma delas será “a mamãe”. E mãe, como se diz nas brincadeiras, “só tem uma”. Só que basta uma. Isso porque ninguém tem por nós um amor tão verdadeiro e eterno como as mães. E, como disse antes, tem custo – para a mãe – porém, para os filhos, não tem preço. É totalmente gratuito. Todos os outros amores de nossas vidas – incluindo nossos parceiros ou nossos filhos – nós temos que conquistar e trabalhar muito para manter. A mãe não precisamos conquistar. Seu amor é garantido. O que precisamos é corresponder a esse amor. E nesse quesito, como anda o nosso empenho e o nosso desempenho?

2º - Função de esposa: Para o papel de amante tem substituta, porém, para o papel de esposa não. Como esposa a mulher tem uma série de tarefas que só ela poderá cumprir. E quem é casado sabe o quanto trabalho isso dá.






3º - Papel de administradora do lar. A família pode ter uma governanta em casa, porém, quem administrará a casa e a família e dará as coordenadas para os demais membros da família e para os empregados, é a administradora do lar. Em raríssimas famílias, esse papel é desempenhado pelo homem. Esse papel é da mulher e ninguém faz isso com maior maestria que a mulher. Como diz aquele ditado antigo e muito verdadeiro: “Ao lado de um grande homem tem sempre uma grande mulher”. E qual é o papel dessa grande mulher: administrar a família e a casa. E muitas vezes, ainda é a grande empreendedora, psicóloga e consultora para muitas decisões do companheiro e dos filhos. E isso poucas pessoas sabem valorizar, inclusive os próprios maridos e filhos.

4º - Papel de trabalhadora. E como as mulheres contemporâneas trabalham! Preste bem atenção nas funções das mulheres em nossos dias. Por exemplo, dirigir um veículo. Pode ser prazeroso, glamoroso e confortável, porém toma tempo e dá trabalho. Antes as mulheres não precisavam dirigir para ir ao supermercado, levar os filhos para o colégio e para uma série de outros compromissos.
Hoje precisam. E as tarefas de casa? O quanto os filhos e os companheiros são solidários em simplesmente ajudar a mãe a fazê-los? E quem tem a grandeza de espírito de reconhecer o seu esforço e poupá-la de fazê-los e tomar a iniciativa de ir lá e fazer? E o trabalho fora de casa, muitas vezes em empresas ou como autônomas ou profissionais liberais? Será que alguém a substitui? Não, com certeza não. E ainda cobramos da mulher, produtividade, qualidade na produção do bem ou do serviço a que está responsável por fazer, bom humor, beleza, elegância, cuidados com o corpo, com o cabelo, com as unhas, com o peso, etc, etc, etc.

5º - Papel de educadora dos filhos. Hoje, as mães têm que ajudar os filhos a fazer os deveres de casa que iniciam ainda na educação infantil e vai até o ensino médio. A ajuda das mães na educação formal dos filhos atualmente é fundamental e imprescindível. E essa tarefa tem sido, na maioria das famílias, desempenhada pela mãe. Há não muitos anos atrás, a educação formal era exclusividade da escola e dos professores. Atualmente, não. A carga de trabalho repassada para a criança fazer em casa é cada vez maior. E o segundo professor de todas as crianças acaba sendo a mãe que tem que ajudar a criança a fazer os trabalhos e a estudar. Isso também dá muito trabalho, exige tempo, paciência e muita dedicação.

6º - Papel de estudante. Sim, a mulher contemporânea não pode parar de estudar, de aprender. E podem notar que nesse quesito o desempenho das mulheres é invejável. Nas universidades, nos cursos de graduação e pós-graduação elas já são maioria. E esse é outro papel que ninguém pode substituí-la. Ajudar, sim, substituir não.

Nesse dia especial, qual será, então, o grande presente que devemos dar a ela: um presente material que, muitas vezes, nem é aquilo que ela mais queria ganhar. Ou vamos dar a ela muito amor, muito carinho, muita atenção, reconhecimento por tudo aquilo que ela já fez por nós e está sempre disposta a continuar fazendo? E vamos lembrar sempre que até dos companheiros as mulheres muitas vezes continuam fazendo o papel de mãe. E por que fazem isso? Por que ser mãe é tão natural para as mulheres quanto ser mulher. As meninas já brincam de boneca como um ensaio para uma função que já nasceu com elas. E vão exercê-la para sempre.

Por isso, vamos fazer o dia de hoje um dia verdadeiramente especial. Vamos dar a nossa mãe, essa gigante ao nosso lado, “o presente”. Aquele que ela jamais esquecerá e irá curti-lo todos os dias de sua vida: repetindo, o respeito, o tratamento respeitoso e o reconhecimento que elas merecem, por tudo que elas fazem para nós de forma gratuita e com tanto apreço e dedicação.

E viva o dia de todas as mães, das nossas mães e das mães dos nossos filhos. São os votos da equipe da Peris Consultoria Empresarial Ltda.

0 Comentários - Clique aqui e comente:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.

Peris Consultoria na mídia Siga a Peris Consultoria no Twitter!